terça-feira, 13 de dezembro de 2011

UFMS Sem Fronteiras inicia atividades em Maracaju

Começou nesta manhã a 2ª edição do UFMS Sem Fronteiras em Maracaju. Acadêmicos de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Fisioterapia realizaram atendimentos a comunidade no Posto de Especialidades Médicas e no Ginásio Louquinho, ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS).

Foram oferecidos atendimentos nas áreas de Pediatria, Cardiologia, Clínico Geral w Gastroenterologia. O acadêmico do quarto ano de Medicina e coordenador do projeto, Vinícius Siebert, disse que a manhã foi tranquila, mesmo com a queda de energia por volta das 9h - um poste queimou em frente ao Posto. “A falta de energia impediu a realização de alguns procedimentos básicos nas consultas de cardiologia, mas tudo ficou sob controle e os atendimentos foram adaptados para que os pacientes marcados não fossem prejudicados”, comentou.

Ginásio
No ginásio Louquinho, os acadêmicos de Enfermagem realizaram uma oficina com crianças e pais sobre a prevenção de acidentes domésticos. Daniele Schleder, do 3º ano, disse que houve bastante interação entre os participantes. “Nós pedimos para que os pais e os filhos recortassem de jornais e revistas, figuras que significassem algum tipo de perigo dentro de casa. Com os resultados nós fizemos uma palestra de orientação”, disse.

Mais tarde, na UBS, os acadêmicos deram uma palestra para os profissionais do posto sobre as novas diretrizes de ressuscitação cardiopulmonar, também conhecida por massagem cardíaca. Os profissionais da saúde aprenderam as novas técnicas para este tipo de procedimento.

Os acadêmicos de Odontologia realizaram atividades práticas sobre a escovação correta dos dentes e o uso do fio dental.

A Fisioterapia também realizou atividades no ginásio. Os atendimentos seguem até a próxima sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário