É um projeto-piloto interdisciplinar para professores e acadêmicos da UFMS que visa ações pontuais em comunidades carentes do Estado, nas diversas áreas de atuação: saúde, cultura e educação. Em sua 2ª edição, agora em dezembro de 2011, o grupo segue rumo à Maracaju-MS. Seja bem-vindo e acompanhe nosso desenvolvimento!
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
UFMS Sem Fronteiras em dia de visita!
Hoje foi dia de visita! Acadêmicos de Engenharia Ambiental, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia e Agronomia visitaram algumas casas do bairro Juquita, periferia de Maracaju.
De forma dinâmica, os acadêmicos fizeram perguntas para os moradores com relação à saúde da família, limpeza do quintal, separação do lixo, escovação correta dos dentes para as crianças, entre outros. Seu Nelson dos Santos, aposentado, foi receptivo e deu bom exemplo. Ele faz toda a separação do lixo para a coleta. “Eu faço isso por causa da campanha da Prefeitura. Eles pediram e eu fiz. Sei que muitos vizinhos não fazem, mas eu dou o exemplo”, disse com orgulho.
A formanda de Engenharia Ambiental, Bárbara Dalla Costa, disse que os principais problemas detectados nas visitas são os relacionados a higiene. “É comum encontrarmos moradores queimando lixo nos quintais, sujeira, falta de limpeza dentro das casas... O nosso trabalho é detectar estes problemas e tentar, com os nossos conhecimentos, dar dicas para os moradores terem uma melhor qualidade de vida, já que às vezes, o acesso a essas informações é difícil para eles”, explicou.
As visitas continuaram à tarde, os acadêmicos de Agronomia voltaram a algumas residências para terminar a limpeza dos quintais e o plantio de hortas. Paralelamente a essas atividades, os atendimentos médicos continuaram na Unidade Básica de Saúde. E amanhã é mais um dia de visita! Os acadêmicos irão levar atendimento para um assentamento a cerca de 100 quilômetros de Maracaju.
Assinar:
Postar comentários (Atom)







Nenhum comentário:
Postar um comentário