quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

UFMS Sem Fronteiras prestigia adolescentes e idosos


No ginásio apelidado de Louquinho, acadêmicos e residentes de enfermagem realizaram uma oficina com adolescentes sobre o crescimento fisiológico, drogas e violência. Os temas foram abordados de forma interativa, com dinâmicas. A estudante Jaqueline da Silva Chiodi, 13 anos, participou da atividade e gostou da experiência “foi bom para entender algumas coisas e conversar. Eu entendi algumas atitudes dos meus pais” diz.

As equipes de enfermagem e fisioterapia também visitaram o Centro de Convivência e Amparo ao Idoso Professora Nilcéia Aparecida Siqueira Bueno. O asilo, mantido com doações, recursos do Centro Espírita Antônio Alberto e verbas federais, estaduais e municipais, é morada de 44 idosos. Atualmente não há técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e educadores no asilo. Há apenas uma enfermeira responsável, que visita o lar uma vez por dia. Quem toma conta dos idosos são cuidadores.

Durante a visita, os estudantes e a professora de fisioterapia Suzi Miziara fizeram dinâmicas e exercícios físicos com os idosos. Mulheres, homens, com cadeiras de rodas, bengalas, ou utilizando apenas o apoio das próprias pernas, quase todos os idosos do asilo participaram das atividades que foram embaladas pelo violão de um deles, seu José Aguiar Machado. Seu José gostou das atividades e disse que vai procurar fazer os exercícios que aprendeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário